quinta-feira, fevereiro 22, 2007

A RESPONSABILIDADE COM AS PALAVRAS!!!!!


Acordei hoje pensando sobre a responsabilidade que temos sobre aquilo que falamos ou escrevemos. Quando escrevemos expomos conceitos a respeito das coisas que nos rodeiam de acordo com a nossa concepção de mundo: daquilo que consideramos politicamente correto e que achamos que serviriam como padrões de comportamento para uma convivência mais harmônica com os nossos semelhantes.
É exatamete aí que chega a dúvida: "até que ponto coloco em prática todos esses conceitos?" - Será que já sou capaz de olhar o comportamento agressivo, abusivo, arrogante do outro e não julgá-lo?
Talvez, não! Ou não, totalmente! Trata-se de um exercício de coerência entre o pensar, o escrever e o agir, porque mesmo que eu ainda não seja 100% daquilo que escrevo, é o que penso ser o correto, e de tanto me convencer disto, através da verbalização, as coisas vão se solidificando dentro de mim.
O que me fez refletir sobre isso foi o comentário simpático deixado no meu blog, ontem à noite, onde o autor com muita gentileza e humildade pedia que eu o ensinasse a "não julgar". Foi então que "caiu a ficha": eu não posso ensinar a alguém aquilo que eu ainda luto para conseguir. A aprendizagem é individual e solitária. Eu não posso modificar a ninguém , a não ser a mim mesma.
" Mas valeu, Joel!!!!!! Será um prazer tê-lo como amigo e seja sempre bem-vindo!!!!!"

Abri um livro agora chamado ILUSÕES - de Richard Bach e lá estão alguns tópicos sobre o APRENDIZADO:

"APRENDER é descobrir aquilo que você já sabe.
FAZER é demonstrar que você o sabe.
ENSINAR é lembrar aos outros
que eles sabem tanto quanto você.
Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores.
Você ensina melhor o que mais precisa aprender."

"A sua única obrigação em qualquer vida
é ser sincero consigo mesmo.
Ser sincero com outra pessoa
ou outra coisa não só é impossível,
como ainda é a marca de um falso messias."

4 comentários:

Anônimo disse...

Mas tu continua bem inspirada hem?

ah...aparece no msn, nao me abandona. beijos

Gino Ipatinga disse...

Querida,

Amei sua postagem... Que texto maravilhoso! Que análise tão sábia!

Aproveitei que o meu BLOG está evidenciado nos últimos dias, e na ânsia de postar algo espetacular em palavras, foi impossível resistir ao teu texto...

E o transcrevi no meu BLOG...

Promete não ficar brava??

Se deixar lá permanecerá...

Mas, se não quiseres, prontamente o apagarei...

Bjs e abraços fraternos do GINO IPATINGA

WWW.GINOIPATINGA.BLOGSPOT.COM

Anônimo disse...

Querida,

tenho percebido que fazer parceirias é a melhor forma de divulgar um blog.

faça vc mesma a análise. Vá em todos os sites de busca e digite Gino Ipatinga. Que tal vc linkar o meu blog e eu o seu.

Rs.

Antes que tome a sua decisão, já tomei a minha...

já linkei vc...

acho formidável seus textos

Gino Ipatinga disse...

Querida,

tenho percebido que fazer parceirias é a melhor forma de divulgar um blog.

faça vc mesma a análise. Vá em todos os sites de busca e digite Gino Ipatinga. Que tal vc linkar o meu blog e eu o seu.

Rs.

Antes que tome a sua decisão, já tomei a minha...

já linkei vc...

acho formidável seus textos