Acabei de assistir a essa palestra com a Drª Irvênia Prada e deixo aqui alguns pontos que considerei importantes, para quem interessar possa:
Drª Irvênia Prada é médica veterinária pela USP - Universidade de São Paulo e é considerada uma autoridade mundial na comunidade científica sobre a neuroanatomia animal. Irvênia está ligada a várias entidades que trabalham com a proteção e defesa dos nossos bichos. É autora dos livros "A Alma dos Animais" e "A questão espiritual dos animais". Um dos assuntos abordados em suas obras é a Zooterapia que é o conjunto de procedimentos que visam auxiliar o paciente para a melhoria do seu quadro clínico mediante a utilização de animais. Ha mais de 25 anos atua como palestrante e divulgadora dos conhecimentos acadêmicos veterinários aliados à Doutrina Espírita.
A palestra da Drª Irvênia é sobre "A trajetória do ser espiritual - da animalidade à angelitude" e "Evolução e funções do cérebro - órgão da manifestação da mente."
Assuntos que são tratados na palestra:
- O processo evolutivo na obra espírita;
- A célula é inteligente - evolução em dois planos;
- Hipótese kardequiana sobre a origem do corpo humano;
- A "tração dianteira" o vetor do processo evolutivo;
- André Luiz e Paul Mac Lean - os gigantes do cérebro trino;"
- O que herdamos do complexo reptiliano;
- A interação cérebro - mente;
- A questão do anencéfalo;
- Algumas curiosidades...
- O escolher como aspecto moral;
- A angelitude e o divino amor fraternal.
Estou fazendo a transcrição de algumas partes da palestra para que possam saber do que se trata sem precisar carregar todo o vídeo, e por ficar mais fácil para fazerem algum comentário...o que me deixaria muito feliz!!!!
"O ser humano tem algo dos anjos, algo dos pássaros, algo das flores, e algo das pedras."
- Gregório Magno - nasceu em Roma ano 540 (Papa e santificado)
"O ser humano tem algo dos anjos, algo dos pássaros, algo das flores, e algo das pedras."
- Ação dos Espíritos sobre a Natureza - Livro dos Espíritos - item 540 "...É assim que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo ao arcanjo, pois ele mesmo começo pelo átomo." (ou seja, o próprio arcanjo).
- O Processo Evolutivo - No Mundo Maior - André Luiz (cap. III) "A Crisálida da consciência que reside no cristal a rolar na corrente do rio, aí se acha em processo liberatório; as árvores que por vezes se aprumam centenas de anos, a suportar os golpes do inverno e acalentadas pelas carícias da Primavera, estão conquistando a memória:a fêmea do tigre lambendo os filhinhos recém-natos, aprende rudimentos do amor; o símio, guinchando organiza a faculdade da palavra."
- Das cristalizações atômicas, e dos minerais, dos vírus e do protoplasma, das bactérias e das amebas, das algas e dos vegetais... O PRINCÍPIO ESPIRITUAL...
- esboçou a estrutura esquelética;
- ensaiou os sistemas vascular e nervoso;
- conquistou o instinto e a inteligência;
- penetrou nas faixas inaugurais da razão.
" ...na romagem para o reino angélico...(do átomo ao arcanjo)" Evolução em dois Mundos - cap.III
- Evolução em Dois Mundos (cap. XI) "Guarda a criatura humana...na tessitura dos próprios órgãos a herança dos milhões de estágios, nos reinos inferiores..."
A Drª Irvênia declara que existe uma firme alusão, por todas as pesquisas e todo material de extensa bibliografia, que esse processo evolutivo comece nos cristais, nos minerais...
Amigos, vou dar uma pausa e prometo continuar postando sobre o vídeoassim que puder...
* Neuroanatomia é o ramo da anatomia que estuda a organização anatômica do sistema nervoso. Nos animais vertebrados, estuda as inumeráveis ligações entre os nervos do cérebro até a região ("periférica") do corpo a qual tem conexão e a estrutura interna do cérebro, em particular. Ambos assuntos são objeto de estudos extremamente elaborados. Como resultado, o estudo da neuroanatomia desenvolveu uma disciplina em si, embora também represente uma especialização dentro da neurociência. Investiga também, com igual importância, o delineamento das regiões do cérebro, a distinção entre as estruturas e mantêm centralizado seu foco de atenção para a investigação de como este complexo sistema trabalha. Por exemplo, muito de que os neurocientistas aprenderam advém da observação sobre "lesões" em áreas específicas do cérebro e como afeta o comportamento na relação com outras funções neurais. (Wikipedia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário