sexta-feira, outubro 06, 2006

O PONTO CARDEAL

Dizem-me que amo as pessoas,
e alguns me reprovam por amar todos.
Sim, amo todos os seres humanos,
amo-os com todo o coração,
sem discriminações ou preferências,
amo-os todos como se fossem um só,
amo-os porque são o espírito de Deus.
Mas cada coração tem seu especial QIBLAH,
cada coração tem o seu ponto cardeal
para onde se volta quando está só.
Cada coração tem um ermo no qual se aninha
quando busca conforto, alívio.
Cada coração anseia por um outro coração
em que possa aninhar-se
para saborear a vida em sua paz
e em sua bênção,
ou para esquecer da vida as penas.

"Acabei de chegar do museu.
Oh! Como queria ter visto
estas coisas maravilhosas a seu lado.
Devemos vê-las juntos, um dia.
Sinto-me tão só
quando me encontro, sozinho,
diante de uma grande obra de arte.
Também no paraíso
devemos ter um companheiro
ou companheira amada
para usufruí-lo plenamente".
(Gibran)

O SABER DO CORAÇÃO

Não é necessário
conhecer a língua do lugar
para conhecer uma fonte de luz
ou uma montanha de cristal.
O coração sabe
o que a língua jamais poderá pronunciar
nem os ouvidos poderão ouvir...

"Conheço o seu coração:
eu visitei, portanto,
a sua morada mais importante".
(Gibran)


.....................................................................................
Hoje é o meu dia de folga e por isso tenho mais tempo para registrar as coisas que mais gosto e que gostaria de compartilhar com outras pessoas. Escolho aqueles poemas que de alguma forma falam por mim, ou melhor, que expressam aquilo que eu não saberia dizer com as minhas palavras. Escolhi iniciar este diário com Gibran por ser ele o poeta e escritor que mais me toca no presente momento de minha existência. Continuarei registrando os que mais gosto, e quem sabe, mais tarde, me atrevo a colocar os meus próprios poemas!!? Só que, depois de ler Gibran, você terá que ter muita pacência, tolerância e generosidade para continuar lendo, viu?
.....................................................................................

Nenhum comentário: